Foi realizada nesta terça-feira, 7 de abril, a instalação do Centro Judiciário de Solução de conflitose Cidadania (Cejusc) da Comarca de Itapecerica da Serra. O evento, realizado no Salão do Juri do Fórum de Itapecerica da Serra, contou com a participação do prefeito Chuvisco, da desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, da juíza e coordenadora do Cejusc Patrícia de Assis Ferreira Braguini, entre outras autoridades.
Instalado em prédio ao lado do Fórum, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania tem atendimento gratuito e é destinado a resolução de conflitos sociais, como casos de pensão alimentícia, divórcio e acidente automobilístico.
O interessado deve ir até o local e expor o caso na tentativa de resolvê-lo com a outra parte. Sob a orientação de um juizcoordenador, conciliadores e mediadores, os envolvidos participam de audiência em busca de uma solução. Se conseguida, esta é homologada e tem a mesma validade que uma decisão
judicial.
O Cejusc atende casos pré-processuais (que ainda não chegaram à Justiça), processuais (com ação judicial em andamento) e presta orientação de problemas jurídicos.
De acordo com a desembargadora Maria Lúcia, uma conciliação com a participação de ambas as partes é mais importante que uma decisão judicial, uma vez que agrada a todos. Ela falou da valorosa união das prefeituras para a concretização do Centro e concluiu: “Julgar processo não resolve conflito, fazer
conciliação resolve”
Participaram ainda da solenidade os prefeitos Clodoaldo Leite (Embu-Guaçu) e Fernandão (São Lourenço da Serra); presidente da Câmara Alex Pires; juíza e diretora do Fórum Alena Cotrim Bizzarrom; desembargador Luis Eurico Costa Ferrari; juíz Lucas Pereira Moraes Garcia; promotor Richard Gantus Encinas; presidente da OAB de Itapecerica Neuza Penha Gava Otero; Padre Alexandre Matias; Major Higino e Capitão Aicart da Polícia Militar.
Fonte: Prefeitura de Itapecerica da Serra